São Jorge. Açores
Terramotos
Assentamentos humanos sobre fluxos de lava vulcânica
É uma das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores em meados do Atlântico e desde 19 de Março de 2022 teve mais de 28.150 terramotos de baixa intensidade e 240 sentidos pela população. Este número de sismos invulgares provocou a fuga de mais de 2.500 pessoas das cidades de Velas e Santo Amaro para a Calheta, Topo e a ilha do Pico, onde vivem cerca de 8.300 habitantes e onde a agricultura é a base da economia, juntamente com o turismo. As 10.000 cabeças de gado que pastam na ilha produzem leite e carne e dão forma ao próprio queijo requintado da ilha. Baleias e golfinhos passam através do Canal de São Jorge entre a ilha do Pico e podem ser avistados entre Maio e os meses de Verão, proporcionando uma atracção turística e uma pequena contribuição para a economia local.
Tal como na ilha de La Palma, foram criados assentamentos humanos em cima de lava vulcânica de erupções anteriores. A ilha é verde e única entre os Açores e é atravessada por uma cadeia de montanhas que atinge uma altura máxima de 1.053 metros no Pico da Esperança. São Jorge caracteriza-se pela sua forma longa e fina e pela sua susceptibilidade à erosão oceânica. A ilha foi construída sobre vulcanismo fissural associado à tectónica de placas da Crista do Médio-Atlântico e a uma falha de transformação que se estende desde a crista até à ilha de São Miguel (conhecida como a falha de São Jorge). Através de sucessivas erupções fissurais, a ilha foi construída: os únicos restos destas forças são a linha de cones vulcânicos que se estendem ao longo do cume central (aproximadamente 700 metros de altura).
Civisa, o organismo científico responsável pela monitorização sísmica, adverte que a sismicidade é invulgar e aconselha a manter a calma e continuar com a emergência.
Este projecto está associado ao Anthropogenic, a acção do homem no planeta.
Abril 2022
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator